Volvo garante carro sem motorista até 2020
Sistema de direção autônoma da Volvo chega aos mercados em 2020
por SPEED News

Primeiros carros já estão em testes nas ruas de Gotemburgo, na Suécia
S egurança. Esse é o motivo pelo qual a Volvo quer tirar do motorista o comando do carro em situações de risco. O projeto Drive Me, desenvolvido pela marca na Suécia, pretende incentivar quem está ao volante a fazer outras atividades, enquanto o veículo circula por avenidas e estradas de maneira autônoma.
Os primeiros veículos com o Autopilot, mais próximo de sua versão final, começaram a rodar por Gotemburgo neste mês. Eles fazem parte de um lote com 100 unidades que, a partir de 2017, será distribuído para os primeiros consumidores selecionados pela Volvo. As vendas ficam para 2020.
O sistema é ativado pelo motorista, que precisa estar no carro e acordado o tempo todo. A ideia é que o Autopilot seja usado no trânsito urbano ou em vias expressas e conduza o carro do modo mais eficiente e seguro quando o motorista não estiver muito interessado em guiar. O dispositivo é uma das iniciativas da Volvo para tentar alcançar a meta de zerar o número de acidentes envolvendo seus carros até 2020.
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Segundo o especialista técnico da marca, Henrik Lind, o sistema conjuga a ação de vários outros dispositivos de segurança já conhecidos e usados nos carros de série, como o City Safety e o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. Somado aos mapas da cidade instalados, o carro “sabe” chegar onde o motorista quer.
Por enquanto, os testes são restritos a um anel viário de cerca de 50 km ao redor de Gotemburgo – o carro responde corretamente a freadas e desacelerações. Também corrige a trajetória sozinho. Ao passar por um sonorizador no canto da faixa, o volante gira rapidamente para o lado contrário.
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