15 MINUTOS DE FAMA: CONHEÇA OS CARROS QUE FORAM DO SUCESSO AO ESQUECIMENTO
Hyundai Veloster, Kia Soul, entre outros; saiba quais carros tiveram um lampejo de fama e voltaram ao esquecimento
Não são apenas os participantes de reality shows que vão da fama ao esquecimento em poucos meses. Alguns carros também já experimentaram o sucesso instantâneo para depois voltar à realidade. Relembre algumas das antigas celebridades do mercado automotivo.
Hyundai Veloster
Auge da fama: Janeiro de 2010
Quando AE perguntou aos automaníacos, em 2011, qual havia sido o lançamento do ano, a resposta foi quase em coro: Hyundai Veloster. Nos primeiros meses, mais de 3 mil unidades do três portas já haviam sido vendidas. E a fila de espera era de 60 dias, com reserva feita mediante ao sinal de 10% do cupê compacto
E depois? Passada a euforia do lançamento, os clientes começaram a notar que faltava força para o motor 1.6 de 128 cv, e o ânimo do público caiu. A importação do cupê coreano está interrompida, consequência da baixa procura.
Fiat Stilo
Auge da fama - Novembro de 2002
O Fiat Stilo tinha sido o principal lançamento Fiat em 2002. Feito para bater o Volkswagen Golf, o hatchback trazia uma lista de opcionais extensa, com itens nunca vistos em um nacional na época, como oito airbags.
E depois? O carro chegou cheio de marra e status, mas era caro, principalmente quando comparado aos concorrentes. Perdeu fôlego e o design ficou ultrapassado. Saiu de linha em 2010 para a chegada do Bravo, que ainda não se saiu muito melhor.
Chevrolet Vectra
Auge da fama - Outubro de 1997
O Vectra chegou com estilo elegante e muitos itens de série, como computador de bordo, rádio e toca fitas com antena elétrica. O sedã liquidou com a concorrência e dificilmente era encontrado a pronta entrega.
E depois? A evolução de estilo dos rivais Toyota Corolla e Honda Civic empurraram o modelo da General Motors para baixo na lista de vendas. Restou ao norte-americano trabalhar a vantagem no preço, já que o status deixou de ser seu maior atrativo.
Kia Soul
Auge da fama - Maio de 2011
Com design diferente e quadradão, o Soul lançou o segmento "carro design" (inventado pela Kia). Duas semanas depois de chegar às lojas brasileiras, o modelo coreano já estava em falta - quem quis um teve que entrar na fila de espera pelo segundo lote.
E depois? O Soul vendeu muito bem até o fim de 2011, mas o aumento de IPI para importados reverteu o cenário. O aumento de quase R$ 10 mil em seu preço reduziu as vendas pela metade. A nova geração chega este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário