Importadoras querem que governo reveja cotas
As importadoras de veículos querem que o governo reveja as cotas estabelecidas junto com o Inovar-Auto. Atualmente, o limite é de 4.800 carros por ano, mas algumas marcas vendem esse volume mensalmente.
Antes Abeiva, agora Abeifa, a entidade que reúne importadoras e futuras montadoras, tais como BMW, Chery, JAC e Land Rover, por exemplo, estão tentando estreitar os laços com o governo a fim de pleitear uma relação melhor e assim obter algumas mudanças na atual política do setor.
A Abeifa quer que o governo conceda cotas maiores para importação, inclusive para empresas cujo volume de vendas não justificaria a construção de uma fábrica no país. Em contrapartida, a ideia é apresentar os avanços de seus carros no que diz respeito à eficiência energética e inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento do setor e geração de empregos.
A imposição de cotas de importação sem IPI majorado tem afetado algumas das 29 marcas que fazem parte da Abeifa. A Kia Motors é a que mais sentiu o impacto do IPI adicional de 30%, passando de 80 mil vendidos em 2011 para pouco mais de 29 mil em 2013. A empresa até reduziu de três para uma, o número de versões do Picanto, por exemplo. A JAC não traz carros automáticos por causa do volume da cota, por exemplo.
[Fonte: Folha]
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