A3 Sedan 1.4 quer conquistar a classe média
Nova versão do Audi A3 Sedan é o três volumes mais barato da marca e primeiro abaixo dos R$ 100 mil
por REDAÇÃO
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Evelson de Freitas/Estadão
Visualmente, apenas o logotipo 1.4 T denuncia a versão mais barata do A3 Sedan
“Nós, da Audi, vemos que os produtos da Alemanha são muito populares aqui no Brasil. E estamos percebendo como a classe média está crescendo rapidamente.” Foi assim que o principal executivo da marca, Rupert Stadler, justificou a produção do A3 Sedan e do Q3 no Brasil. A chegada da versão 1.4 turbo do sedã compacto, com tabela a partir de R$ 94.800, comprova a estratégia que a empresa pretende seguir. Primeiro três-volumes da marca vendido no Brasil com preço abaixo de R$ 100 mil, a nova versão aposta na simplicidade. Ao menos parcialmente.
Em relação à de topo, com motor 1.8 turbo de 180 cv, a nova configuração não traz itens como ar-condicionado digital, conexão Bluetooth, acendimento automático dos faróis e espelho retrovisor eletrocrômico e faróis auxiliares. O navegador GPS, por exemplo, não é nem opcional. No lugar do volante multifuncional de três raios, com aletas para trocas de marcha, há o de quatro raios sem os comandos eletrônicos. Os bancos são de tecido – na versão de topo, o revestimento é de couro.
A Audi não mexeu nos itens de segurança. O A3 Sedan 1.4 manteve os faróis bixenônio, os cinco airbags e controle de estabilidade, assim como a direção com assistência elétrica e o sistema start&stop. Se por um lado o sedã perdeu, nessa versão, um pouco da aura de premium ao abrir mão dessas comodidades, por outro tornou-se mais acessível para quem prioriza um conjunto mecânico eficiente.
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O motor 1.4 turbo aliado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem são ótimos tanto na cidade quanto na estrada. O único senão é uma certa demora para retomar velocidade quando o sedã está carregado e com quatro pessoas a bordo.
O espaço interno, aliás, não difere muito do disponível em um sedã Ford Fiesta. Ou seja, desde que os ocupantes da frente não utilizem o último ajuste do encosto dos bancos, os dois que vão atrás poderão até viajar com as pernas abertas.
Os 425 litros de capacidade do porta-malas do Audi também são regulares. O bagageiro do Fiesta acomoda 465 litros e o do Corolla leva 470 litros. Como vantagem, a versão Altis do Toyota é R$ 1.900 mais barata que a nova configuração do modelo da Audi.
A suspensão do A3 lida bem com o piso irregular e entrega conforto. E não há prejuízo ao motorista – o carro está sempre à mão e não faz feio em estradas muito sinuosas.
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