Avaliação Volkswagen Gol Rallye 2015: Motor novo dá fôlego, mas preço alto assusta
Assim como a picape Volkswagen Saveiro Cross 2015 que avaliamos no começo do mês, o Novo Gol Rallye 2015 também chega com o novo motor 1.6 MSI Flex que apresenta duplo comando de válvulas variável, construção em alumínio, duplo circuito de refrigeração, entre outros detalhes novos.
Com até 120 cv, o novo propulsor da família EA211 dá mais ânimo ao best seller da VW no país, que tem muitos atributos, mas sofre com o preço alto: R$ 53.080 na versão I-Motion, que foi o modelo testado pelo NA. Esta é a opção mais cara do hatch e ficou R$ 1.180 mais cara que a anterior, que tinha motor 1.6 VHT.
O popular da Volkswagen atualmente passa por um momento difícil no mercado, pois Palio e Onix avançaram muito sobre o campeão de vendas, líder de mercado há 27 anos. O novo motor 1.6 MSI, aliado aos novos itens de série na linha 2015, será fundamental para que o Novo Gol tente voltar para a posição original.
Por fora…
O Volkswagen Gol Rallye 2015 aparentemente não mudou visualmente, mas há uma observação interessante para diferenciar o modelo novo com motor 1.6 MSI. Assim como a Saveiro Cross, o aventureiro do hatchback tem o nome da versão do lado direito do veículo, enquanto o antigo é do lado esquerdo.
Fora isso, o modelo apresenta frente com faróis duplos de máscara negra com friso cromado interno, grade em estilo colmeia e em acabamento preto brilhante e friso cromado, nome “Rallye” do lado direito da grelha, para-choque com protetor preto, faróis de neblina com acabamento prateado, protetor central prateado e grade inferior também em estilo colmeia.
Os retrovisores com repetidores de direção são em tom prata, enquanto as maçanetas são na cor do carro. As colunas B são pintadas de preto e a base das portas apresenta saias com aplique prateado. As saias de rodas também possuem protetor preto e faixas decorativas com o nome “Rallye” enfeitam as laterais. As rodas de liga leve aro 16 tem acabamento diamantado com fundo preto brilhante.
Na traseira, as lanternas são escurecidas e o spoiler proeminente no alto da tampa do bagageiro tem acabamento preto. Já o para-choque chama atenção pelo difusor de ar prateado na parte inferior. Ainda há escape cromado e sensores de estacionamento. A antena no teto é normal. O modelo também tem chave canivete com acionamento remoto de travas, vidros e porta-malas, além do alarme.
Por dentro…
No interior, o Volkswagen Gol Rallye 2015 apresenta ambiente com tons mais escuros, especialmente o teto e as colunas com tom de cinza escuro, quase preto, deixando o habitáculo com aparência mais esportiva. Essa impressão é reforçada pela iluminação vermelha dos controles e quadro de instrumentos.
O painel tem acabamento em cor preta com a parte central do conjunto em um tom de cinza. O volante multifuncional e padrão da VW tem comandos iluminados, paddle shifts (I-Motion) e pode ser regulado em altura e profundidade, além de ser revestido em couro. O cluster tem instrumentos circulares com frisos cromados. Já o sistema de áudio dispõe de CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth/SD.
O Gol ainda peca por ter comandos dos vidros elétricos traseiros no painel. O ar condicionado tem comandos com detalhes cromados e o porta-luvas oferece pouco espaço. A falta de espaço também é sentida nos porta-objetos das portas, enquanto o porta-copos central serve bem ao propósito.
A alavanca de transmissão automatizada I-Motion tem acabamento cromado no topo e prateado na base. Há apenas uma tomada de 12V e ao contrário da Saveiro Cross, o Gol Rallye 2015 não dispõe de sensor de chuva ou crepuscular, mas oferece piloto automático e retrovisor eletrocrômico. Há também luzes de leitura dianteira e traseira, assim como para-sóis com espelhos e iluminados.
Os bancos apresentam padronagem exclusiva com dois tons de cinza, sendo o mais claro ao centro, além de costuras personalizadas e o nome “Rallye” bordado nos encostos. O assento do condutor tem regulagem de altura, mas o banco traseiro é inteiriço e difícil de ser rebatido. Nas portas, há tecido na parte central do acabamento e maçanetas de cor prata. O porta-malas de 285 litros oferece com diferencial uma prática rede para amarração de bagagem.
Por ruas e estradas…
O motor 1.6 MSI deu novo fôlego ao Volkswagen Gol Rallye 2015, que agora apresenta melhor desempenho, mesmo com câmbio automatizado ASG da versão I-Motion, que geralmente “mata” um pouco da performance em troca de conforto, ainda que não seja o mesmo de um automático. O propulsor entrega 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm.
Já o torque máximo é de 15,8 kgfm quando abastecido com gasolina e 16,8 kgfm totalmente com etanol. As duas forças surgem completamente aos 4.000 rpm. Assim como na Saveiro Cross, o motor se comportou bem, sempre elástico e com boas respostas ao acelerador.
As retomadas melhoraram um pouco e a aceleração – quando usando os paddle shifts do volante – é satisfatória. Aliás, como sempre, as borboletas devem ser usadas com gosto se a intenção é extrair tudo do EA211. Rodando a 110 km/h, o giro fica em 3.000 rpm, o que não tanto incomoda em termos de ruído, apesar de isso não ser um dos atributos do Gol.
No modo Drive ou no Sport, apresentou mais disposição que o 1.6 VHT usado no Gol Seleção, testado recentemente, apesar da sensação na agradável no momento das trocas. Em termos de consumo, ficou com valores um pouco melhores que a irmã Saveiro Cross, fazendo 6,6 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada, sempre com etanol (combustível que infelizmente veio no tanque e nos impediu de avaliar o consumo com gasolina) e ar condicionado ligado.
Digno de nota é o bom acerto da suspensão – apesar da altura exagerada no eixo traseiro, que esteticamente deixa o carro desequilibrado – que absorve bem as irregularidades do solo e alguns tipos de piso, tais como bloquetes e paralelepípedos, por exemplo. E isso usando rodas aro 16 com pneus 195/55 R16. Graças à eles e também ao ajuste firme, as curvas fechadas são feitas com segurança.
Tecnicamente – agora provado pela picape – o Volkswagen Gol Rallye 2015 poderia oferecer TCS, ESP, assistente de partida em rampa e frenagem de emergência, assim como provavelmente discos no eixo traseiro. No entanto, tudo isso está reservado à Saveiro Cross e o Gol ainda vai esperar mais por isso.
Apesar de mais inclinado para frente, o modelo não apresenta afundamento da frente em frenagens fortes e a direção serve bem ao propósito de oferecer conforto e progressividade em alta velocidade. O conforto dos bancos é mediano e o espaço dianteiro é bom. O traseiro é apertado como sempre. É um carro interessante para o dia a dia, mas que não vai oferecer surpresas quanto ao desempenho.
Por você…
O Volkswagen Gol Rallye 2015 poderia ter vindo com o mesmo pacote de equipamentos da Saveiro Cross ou pelo menos com sensores crepuscular/chuva, assim como ESP, TCS e Hill Holder (partida em rampa). Por R$ 53.080, ele oferece pouco e se torna um veículo mais para entusiastas e fãs do carro.
Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina, sensor de estacionamento, piloto automático, luzes de leitura, CD/SD/MP3/USB/Aux, Bluetooth, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, pedais de alumínio, detalhes personalizados, rodas de liga leve aro 16, airbag duplo e ABS, entre outros, são oferecidos pelo modelo.
Bom, sabemos que apesar do preço, muitos terão em suas garagens o Volkswagen Gol Rallye 2015. O visual é interessante, assim como o desempenho, sendo que suas maiores virtudes são o bom ajuste da suspensão e estabilidade. A transmissão automatizada I-Motion ajuda no anda e para do trânsito pesado, mas quem quer o hatch para andar com o que ele pode oferecer, vai mesmo optar pelo manual.
Medidas e números…
Ficha Técnica da Volkswagen Gol Rallye 2015:
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automatizado de cinco marchas
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automatizado de cinco marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5/10,0 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 184/190 km/h (gasolina/etanol)
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5/10,0 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 184/190 km/h (gasolina/etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de Torção.
Hidráulica
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de Torção.
Hidráulica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 195/50 R16
Liga leve aro 16 com pneus 195/50 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 3.924 mm
Largura – 1.659 mm
Altura – 1.491 mm
Entre-eixos – 2.467 mm
Peso em ordem de marcha – 1.052 kg
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 285 litros
Comprimento – 3.924 mm
Largura – 1.659 mm
Altura – 1.491 mm
Entre-eixos – 2.467 mm
Peso em ordem de marcha – 1.052 kg
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 285 litros
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