segunda-feira, 21 de abril de 2014

Novo UP

Por R$ 28 mil, Up! básico compete com rivais mais completos

Novidade da Volkswagen tem na segurança e no motor os pontos fortes, mas perde em equipamentos de série

Volkswagen take up!
Foto: Divulgação








O volkswagen up!, lançado em fevereiro deste ano, chegou ao mercado nacional para ser o novo modelo de entrada da marca alemã. O compacto está disponível em seis versões (take, move, high, white, red e black) e parte de R$ 28.990.
Concorrente de modelos como Palio Fire, Chevrolet Celta, Fiat Novo Uno, Nissan March, Renault Clio e Ford Ka, a versão básica do veículo da Volks tem um potente motor para a categoria – de 82 cavalos ante 75 cavalos de Fiat Palio e Novo Uno –, mas deixa a desejar nos itens de série.
Terra testou a configuração de entrada do novo popular, que ainda chama atenção nas ruas, mesmo com cerca de dois meses nas concessionárias. O trabalho do motor 1.0 litro de três cilindros junto ao câmbio manual é agradável e potente, embora apresente bastante vibração em marchas lentas, principalmente na partida.
O baixo consumo de combustível é o grande destaque do modelo. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o up! é capaz de rodar, em média, 14,3 quilômetros com um litro de gasolina em estradas. O modelo testado pelo Terra teve desempenho melhor que o anunciado pelo órgão, percorrendo aproximadamente 20 quilômetros com um litro de gasolina. Apesar de não ser equipado com conta-giros, o carro traz um indicador de mudança de marcha que auxilia na economia de combustível.
A velocidade máxima e a aceleração estão acima de veículos como Palio Fire, Fiat Novo Uno e Chevrolet Celta. Na estrada, o carro não faz feio e mostra boa dinâmica, além de pouco ruído. Na cidade, o veículo da Volks mostra um excelente desempenho, principalmente em ladeiras, com destaque para o câmbio com engates curtos e precisos.
Contudo, a pequena quantidade de itens de série deixa a desejar com relação aos concorrentes. Por R$ 28.990, o consumidor leva um up! praticamente "pelado", sendo os freios ABS com EBD, banco de motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador traseiro os diferenciais – o sistema testado pelo Terrapossuía travas e vidros elétricos, ar quente e sistema de áudio, elevando o preço do veículo para R$ 32.180.
Já o Fiat Palio Fire Economy 1.0 Flex, com preço de R$ 24.490, vem equipado com alertas de limite de velocidade, computador de bordo e desembaçador de vidro traseiro. Com R$ 28.584, o consumidor adiciona ao Palio direção hidráulica (R$ 1.149), ar-condicionado (R$ 2.454) e sistema de som (R$ 491).
Outro concorrente, o Fiat Novo Uno Vivace 1.0 Evo Flex, com preço sugerido de R$ 25.620, vem equipado com alerta de manutenção programada, banco do motorista com memória de regulagem de altura e ABS com EBD. Com mais R$ 3.223, o consumidor inclui no carro um pacote com desembaçador de vidro traseiro, direção hidráulica, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros com subida e descida automática para o motorista, elevando o preço do total do carro para R$ 28.843.
O porta-malas é um pouco menor que o dos concorrentes Fiat Palio e Novo Uno - 285 litros contra 290 litros -, mas é maior que Chevrolet Celta (260 litros), Renault Clio (255 litros) e Ford Ka (263 litros).
Com relação aos concorrentes, o take up! é um carro moderno, econômico e tem bom desempenho, chegando a ser até mais “divertido” no volante, mas deixa a desejar quanto a itens de série e ao preço, sendo cerca de R$ 4 mil mais caro que os rivais diretos no segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário