BMW 328i GT alia conforto e luxo
Gran Turismo é, por definição, um carro que reúne alto desempenho e conforto para viagens. A maioria dos modelos dignos dessa nomeclatura – conhecidos pela sigla GT – é do segmento de cupês, mas a BMW decidiu batizar assim o notchback do Série 3. Avaliamos o 328i GT M Sport, que oferece luxo e comodidade. Já o desempenho... Por R$ 209.990, o 328i GT M Sport tem motor 2.0 biturbo de 245 cv de potência. Esperto o notchback é até demais. Porém, não dá para dizer que se trata de um carro com apelo esportivo.
O que ele tem de melhor são luxo e conforto acima da média. O espaço para dois passageiros atrás é excelente. Com entre-eixos generoso (são 2,92 metros) e 1,82 metro de largura, o BMW oferece bom espaço para pernas, pés e cabeça dos ocupantes (o teto é bem alto). No meio do banco traseiro, por outro lado, dá para levar apenas crianças. Além do aperto, o túnel central elevado prejudica a acomodação das pernas. Com duas pessoas atrás, o encosto do banco do centro pode ser dobrado e se transformar em um console, com porta-copos e outras comodidades.
Uma solução interessante é o banco traseiro dobrável, cuja operação é fácil. Como cabine e porta-malas formam um único volume, isso aumenta a já ótima capacidade de carga. Com os encostos na posição normal, o porta-malas leva 520 litros. Bancos revestidos de couro com ajustes elétricos na frente, uma grande tela central com sistema multimídia e navegador GPS, além de conexão Bluetooth e acesso à internet são algumas das facilidades disponíveis no 328i GT M Sport.
A posição de dirigir é outro destaque. Fácil de achar, permite ao motorista ficar em um nível elevado, o que privilegia a visibilidade. A ergonomia agrada, com os comandos das principais funções do carro à mão, por meio de botões no volante. Em movimento, embora não surpreenda, o BMW vai bem. Ele é tão arisco quanto o sedã 328i. Uma pisada mais forte no acelerador faz o conta-giros subir rápido e o carro é projetado para frente com ímpeto e direito até a um leve ronco esportivo do motor de quatro cilindros.
Essa força é proveniente dos dois turbos, que fazem o torque de 35,7 mkgf surgir a partir das 1.250 rpm. O rápido câmbio automático de oito marchas contribui para deixar as retomadas de velocidade bem espertas. Em curvas, o centro de gravidade alto cobra seu preço. Se o motorista se empolgar, sentirá a carroceria oscilando.
Mas o notchback da BMW tem controles de estabilidade e tração. E eles cumprem bem o papel de manter o carro firme, neutralizando o risco de ele sair de traseira, onde está a tração do modelo alemão.
O que ele tem de melhor são luxo e conforto acima da média. O espaço para dois passageiros atrás é excelente. Com entre-eixos generoso (são 2,92 metros) e 1,82 metro de largura, o BMW oferece bom espaço para pernas, pés e cabeça dos ocupantes (o teto é bem alto). No meio do banco traseiro, por outro lado, dá para levar apenas crianças. Além do aperto, o túnel central elevado prejudica a acomodação das pernas. Com duas pessoas atrás, o encosto do banco do centro pode ser dobrado e se transformar em um console, com porta-copos e outras comodidades.
Uma solução interessante é o banco traseiro dobrável, cuja operação é fácil. Como cabine e porta-malas formam um único volume, isso aumenta a já ótima capacidade de carga. Com os encostos na posição normal, o porta-malas leva 520 litros. Bancos revestidos de couro com ajustes elétricos na frente, uma grande tela central com sistema multimídia e navegador GPS, além de conexão Bluetooth e acesso à internet são algumas das facilidades disponíveis no 328i GT M Sport.
A posição de dirigir é outro destaque. Fácil de achar, permite ao motorista ficar em um nível elevado, o que privilegia a visibilidade. A ergonomia agrada, com os comandos das principais funções do carro à mão, por meio de botões no volante. Em movimento, embora não surpreenda, o BMW vai bem. Ele é tão arisco quanto o sedã 328i. Uma pisada mais forte no acelerador faz o conta-giros subir rápido e o carro é projetado para frente com ímpeto e direito até a um leve ronco esportivo do motor de quatro cilindros.
Essa força é proveniente dos dois turbos, que fazem o torque de 35,7 mkgf surgir a partir das 1.250 rpm. O rápido câmbio automático de oito marchas contribui para deixar as retomadas de velocidade bem espertas. Em curvas, o centro de gravidade alto cobra seu preço. Se o motorista se empolgar, sentirá a carroceria oscilando.
Mas o notchback da BMW tem controles de estabilidade e tração. E eles cumprem bem o papel de manter o carro firme, neutralizando o risco de ele sair de traseira, onde está a tração do modelo alemão.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido - R$ 209.990
Motor/ torque - 2.0 litros biturbo, 245 cv, 35,6 kgfm entre 1.250 e 4 mil rpm
Câmbio - Automático, 8 marchas
0 a 100 km - 6,1 segundos
Velocidade máxima - 250 km/h limitada eletronicamente
Porta-malas - 520 litros
Preço sugerido - R$ 209.990
Motor/ torque - 2.0 litros biturbo, 245 cv, 35,6 kgfm entre 1.250 e 4 mil rpm
Câmbio - Automático, 8 marchas
0 a 100 km - 6,1 segundos
Velocidade máxima - 250 km/h limitada eletronicamente
Porta-malas - 520 litros
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QUALIDADES. Ótima capacidade de carga e de dirigibilidade, além de tecnologia embarcada, contam pontos à favor. -FOTO: DIVULGAÇÃO
Estreia nova geração do Série 5
A BMW anunciou a chegada de duas versões reestilizadas do sedã grande Série 5 ao mercado nacional. A versão de entrada é a 528i, tabelada a R$ 259.950, enquanto a topo de linha é a 535i, a R$ 299.950. As duas variantes chegam ao País equipadas com o pacote visual M Sport, que insere, entre outros itens, volante de três raios com borboletas para trocas de marchas. As duas versões contam ainda com faróis bixenônio, seis airbags e assistente de farol alto, que evita ofuscar os carros na direção contrária. Connected Shift é um novo recurso que gerencia a troca de marchas de uma maneira mais eficiente.
No 528i M Sport, que tem motor quatro cilindros 2.0 turbo de 245 cv de potência, o acabamento interno traz detalhes em alumínio. Já no 535i M Sport, equipado com o seis cilindros em linha 3.0 de 306 cv, os detalhes são em madeira. Para ambos, o câmbio é automático de oito marchas, a tração traseira e há sistema start/stop de série.
No 528i M Sport, que tem motor quatro cilindros 2.0 turbo de 245 cv de potência, o acabamento interno traz detalhes em alumínio. Já no 535i M Sport, equipado com o seis cilindros em linha 3.0 de 306 cv, os detalhes são em madeira. Para ambos, o câmbio é automático de oito marchas, a tração traseira e há sistema start/stop de série.
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LINHA 2014. São duas as versões disponíveis, 528i (motor 2.0 de 245 cv) e 535i (da foto - 3.0 de 306 cv), ambos equipados com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira. A versão de entrada custa R$ 259.950, e a topo de linha sai por R$ 299.950. -FOTO: DIVULGAÇÃO
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TECNOLOGIA A SERVIÇO DO MOTORISTA. O BMW Série 5 traz uma série de recursos para melhorar ainda mais a experiência ao volante, como iDrive com Touch Control, sistema de navegação 3D, PDC frontal e traseiro, assistente de farol alto, câmera traseira e faróis bixenônio. -FOTO: DIVULGAÇÃO
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