Pirelli apresenta o novo pneu Scorpion ATR Street
Do SPEED News

A Scorpion’s Journey teve início na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, com um rápido briefing sobre a linha completa Scorpion, o seu novo integrante o chamado Scorpion ATR Street e sobre a expedição que começaria a partir dali.

O mercado e o novo produto
Durante a conferência, apresentada pelo diretor geral de operações da Pirelli na América do Sul, Gianfranco Sgro, dados importantes foram mostrados para justificar a necessidade de adicionar mais um produto na linha Scorpion. Até então, a gama já contava com cinco modelos distintos para variadas utilidades – Scorpion Verde All Season, Scorpion Zero Asimmetrico, Scorpion ATR, Scorpion MTR e Scorpion Mud. Esses apresentados sequência de “on” para “off-road”.O novo Scorpion ATR Street surgiu depois de muita pesquisa por parte da Pirelli. É um pneu que tem suas características voltadas para maior utilização em cidades, mas sem esquecer aquele final de semana em um sitio ou na praia. Segundo a marca, pesquisas mostram que 80% dos compradores de pequenos utilitários e SUVs utilizam seus veículos em maior parte no asfalto, sendo poucas vezes em terrenos acidentados.

Dessa forma, foi criado o Scorpion ATR Street. De acordo com a marca, ele foi projetado com foco no meio ambiente, ajudando a reduzir a emissão de CO2 e melhorando no consumo de combustível do veículo. Além disso, o ATR Street otimiza manobras no asfalto, mesmo que tenha características que ajudam a tração e a resistência fora dele.
Além da apresentação do novo produto, a Pirelli divulgou que já está trabalhando em sua maior e mais avançada pista de testes na cidade de Elias Fausto, no interior paulista. Para termos noção da dimensão do novo complexo, o mesmo será nove vezes maior que o autódromo de Interlagos, que tem 4.309 metros de extensão.

Em andamento
Tínhamos a nosso dispor algumas picapes, entre elas Ford Ranger, Nissan Frontier, Chevrolet S-10 e Mitsubish L200 Triton – sendo esta última nossa escolhida para o percurso de aproximadamente 90 km. Partimos de Nova Lima em direção ao Instituto do Inhotim. A escolha do percurso envolvia rodovias e estradas em perímetro rural. Os primeiros pneus a serem utilizados foram os Scorpion Verde All Season, que assim como o nome indica, possui características que reduzem o consumo. Esse pneu também gera baixo ruído de rolagem, o que ajuda no conforto interno. No asfalto, ele mostrou uma aderência interessante, mesmo equipando carros de grande porte que normalmente são avessos a trechos sinuosos.
Não foi, contudo, o único produto avaliado. Durante a parada para almoço, os pneus de todos os veículos foram trocados. A partir dali, e por mais da metade do trajeto até nosso ponto final, os carros estariam calçados com o lançamento da marca, o Scorpion ATR Street. Já nos primeiros quilômetros foi possível notar diferenças em relação ao modelo anterior. Mesmo não sendo voltado exclusivamente para o asfalto, a aderência nesse piso não se mostrou comprometida. Não se iguala à de um pneu voltado unicamente para esse fim, mas fica longe de transmitir insegurança. O nível de ruídos de rolamento também é menor do que a média desse tipo de pneu, o que contribui para o conforto a bordo.

A boa impressão também se repetiu em um trecho de terra batida. O Scorpion ATR Street não é destinado ao uso em trilhas e o dono de um veículo equipado com esse pneu precisa estar ciente dessa característica. Ainda assim, os compostos se mostraram aderentes e capazes de fornecer tração nesse tipo de situação.
Esse comportamento segue a ideia da marca ao lançar um produto que seria um meio-termo entre asfalto e terra, porém com mais ênfase em pisos pavimentados. Deve, portanto, agradar aos donos de SUVs e picapes que trafegam a maior parte do tempo nas cidades e rodovias, tipo de uso que é bastante comum.

Inicialmente a comercialização deste novo produto será feita através das lojas oficiais da marca, além dos grandes centros de distribuição especializados em pneus.
Ao serem questionados sobre a possibilidade dos veículos saírem das suas linhas de montagem com esses novos pneus, a Pirelli indicou que se o mercado pedir esse tipo de produto e as marcas estiverem de acordo, não haverá grandes dificuldades. Vale lembrar que a Pirelli produz no Brasil toda a linha de pneus (exceto os de alto rendimento, por se tratar de um nicho muito específico), tanto para o mercado interno quanto para exportação mundial.

Momento radical
A expedição não terminou com o uso do Scorpion ATR Street. Na última parada do dia, fomos para um circuito off-road avaliar os Scorpion MTR. Ao volante de um Suzuki Jimny, encaramos o difícil trajeto já praticamente sem luz natural.
Esses pneus já são voltados ao fora-de-estrada, como é possível notar pela sua construção e banda de rodagem em “blocos”. Essa característica serve para dar mais tração em terrenos não pavimentados e também evitar que, em pisos molhados, o pneu acumule barro na sua banda de rodagem e acabe perdendo a capacidade de tração.
O perfil também é mais alto, o que ajuda a evitar danos às rodas e alivia o trabalho da suspensão, melhorando o conforto interno. Essas características estão presentes em praticamente todos os pneus voltados ao uso off-road, porém a Pirelli destaca duas características do Scorpion MTR: tração e autolimpeza (capacidade do pneu de evitar acúmulo de lama na banda de rodagem e nos sulcos). Com o piso molhado artificialmente, foi possível ver que essas são duas características interessantes do pneu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário