RECÉM-CHEGADO ÀS LOJAS, VW UP! JÁ TEM DESCONTO
Segundo especialistas, marca tenta reposicionar o compacto para acelerar as vendas, que ainda não deslancharam
O up! está completando três meses nas lojas, e apesar de toda a ação de divulgação da Volkswagen, ele ainda não arrebatou os consumidores. Para dar uma forcinha nas vendas e acelerar a escalada dele às primeiras posições do ranking dos carros mais vendidos, as lojas já começam a oferecer descontos.
Em uma autorizada no bairro da República, no centro de São Paulo, a versão de entrada Take up! equipada com direção elétrica, vidros e travas elétricas e ar-condicionado, foi oferecida por R$ 32.400, R$ 1.190 abaixo do valor sugerido de R$ 33.590. Caso, o comprador quisesse um carro menos equipado, seria possível levar a mesma versão, apenas com direção elétrica, por R$ 29 mil, cifra também abaixo do preço de tabela de R$ 30.140.
Na região do Brás, uma concessionária nos ofereceu descontos menos generosos, no máximo de R$ 500. No entanto, as condições de pagamento se mostraram mais flexíveis. Para a entrada de 50% e o restante parcelado em 36 meses, foi possível negociar uma taxa de juros de 0,99% ao mês.
Os abatimentos, a disposição dos vendedores para negociar e as condições de pagamento mudaram bastante de fevereiro para cá. À época do lançamento do carrinho, ele era encontrado com sobrepreço de até R$ 3.200 e com uma taxa de juros média de 1,3% a.m, condições que acabaram por afastar o consumidor das lojas. Agora, devido ao pessimismo do setor automotivo em relação às vendas deste ano, a Volkswagen decidiu se mexer logo para embalar as vendas de seu principal lançamento nos últimos anos.
Mudança de posicionamento
Para Milad Kalume Neto, gerente de negócios da consultoria Jato Dynamics, a mudança de postura das revendas em tão pouco tempo sugere o equívoco de posicionamento do up! dentro de segmento do automóveis de entrada.
Para Milad Kalume Neto, gerente de negócios da consultoria Jato Dynamics, a mudança de postura das revendas em tão pouco tempo sugere o equívoco de posicionamento do up! dentro de segmento do automóveis de entrada.
Lançado para substituir o Gol G4 no portfólio da marca, o compacto chegou com um preço superior ao praticado na categoria, independente de seu valor como produto e da modernidade do projeto. “O problema é que nesse segmento, o preço é um fator muito sensível e R$ 2 mil fazem diferença”. A tabela mais salgada também surpreendeu Camile Janz, da consultoria LMC Automotive, sediada em Detroit. Tanto que a empresa, fornecedora de informações para a indústria automotiva mundial, precisou revisar a previsão de vendas do modelo. “No início, esperávamos que o up! vendesse 112 mil unidades no ano, mas devido à recepção no mercado e as condições da economia baixamos a estimativa para 92 mil unidades”, afirmou.
1° mês | 2ºmês | 3º mês | |
---|---|---|---|
Hyundai HB20 | 3312 (outubro/12) | 8.077 | 10.665 |
Chevrolet Onix | 7.409 (novembro/12) | 10.500 | 10.724 |
VW up! | 2.115 (fevereiro/14) | 3.517 | 4.600 (estimado) |
Diante deste quadro, na opinião de vários especialistas, o novo alemão ainda está longe de ser um sucesso de vendas, principalmente quando comparamos sua curta trajetória com a de outros lançamentos relevantes nos últimos anos. Com três meses de mercado, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, lançados no fim de 2012, já eram o 7º e 8º carros mais vendidos no país. O up! por sua vez deve fechar abril no 12º lugar, ou seja, fora do Top 10.
A chegada da versão duas portas do up! ao mercado, sugerida ao preço de R$ 26.900 e R$ 2 mil mais barata que a configuração quatro portas, pode finalmente preencher o vazio deixado pelo velho G4 e dar novo folêgo aos emplacamentos do up!
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário