Avaliamos o renovado Porsche, que chega às lojas do País no fim de novembro. Exibição no Salão está garantida
Mateus Vinícius - Pernambuco
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Porsche/Divulgação
Novo Porsche Cayenne começará a ser vendido no País após o Salão do Automóvel
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Carro mais vendido da Porsche e um dos mais desejados pelos brasileiros, o Cayenne recebeu atualizações nesta segunda geração, lançada em 2010. O modelo com as mudanças, que foi apresentado no início do mês, no Salão de Paris, começa a ser vendido entre o fim de novembro e o início de dezembro. Antes, estará na mostra automotiva de São Paulo, a partir de 30 de outubro.
O Cayenne traz novidades no visual, na linha de motores e em outros aspectos mecânicos, além de ter recebido mais itens tecnológicos. Fomos a Cancún, no México, avaliar os carros em suas duas versões a gasolina – além da opção a diesel.
O motor V6 de 3 litros deixou de ser oferecido. Agora, a opção de entrada é a S, cujo propulsor V8 aspirado foi substituído pelo V6 biturbo de 3,6 litros. Com isso, a potência subiu de 400 cv para 420 cv, enquanto o torque foi de 51 para 56,1 mkgf.
O vigor nas acelerações impressiona, principalmente porque a força máxima, além de maior, é entregue em rotação bem mais baixa do que antes. Mesmo bem grande e muito pesado, o Cayenne S ganha velocidade como se fosse um pequeno e leve hatch médio – ou compacto. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, de acordo com informações da Porsche.
Isso sem gritar muito, um mérito da excelente proteção acústica – em contrapartida, há quem goste bastante de um belo ronco do motor na hora de acelerar.
Nem as saídas de escape duplas e cilíndricas – antes, elas eram simples – conseguem deixar o som do V6 intimidador para quem está a bordo. Já no Cayenne de topo, o Turbo, o barulho do motor empolga e emociona – e incomoda, no caso de quem preza o silêncio.
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Também com saídas de escape duplas, mas em formato de meia circunferência, a versão tem motor V8, também Turbo, com 500 cv – 20 cv a mais que no modelo anterior. O torque, por sua vez, foi de 71,4 para 76,5 mkgf.
O Cayenne Turbo, além de emitir um saudável som ronco na hora de acelerar, é ainda mais rápido que o S. O torque brutal transforma este jipão de luxo praticamente em um modelo esportivo. O rápido câmbio de oito marchas – o mesmo da opção de entrada – contribui para seu exemplar desempenho.
Além da mecânica, a versão Turbo se diferencia da S por equipamentos e detalhes da cabine. Na de entrada, por exemplo, o ajuste do volante é manual, um pecado quase imperdoável para um modelo com este grau de luxo. Na de topo, a função é automática.
Só a configuração Turbo tem, de série, a suspensão pneumática – na S, é opcional. O sistema pode alternar, automaticamente, a altura do carro em seis níveis. Além disso, há possibilidade de deixar a altura da dianteira e traseira em diferentes níveis quando o carro está rodando a até 5 km/h, auxiliando na prática do fora de estrada.
Aliás, aumentar a capacidade off-road foi um dos objetivos da Porsche nesta atualização. Além da tecnologia pneumática, a suspensão traz, segundo a montadora, outras mudanças para ficar mais adaptada a trechos fora de estrada, inclusive os bastante pesados.
Essa atualização, porém, não comprometeu o conforto. Nas imperfeitas estradas mexicanas – com pavimentação pior que as brasileiras, em alguns trechos -, o Cayenne mostrou comportamento típico de sedã, filtrando as imperfeições do solo com muita eficiência.
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Outra tecnologia nova é o modo de condução Sport Plus. Antes, havia apenas o confortável e o esportivo. A novidade coloca pimenta extra no carro, alterando ação da suspensão e do câmbio, além da entrega de potência. O recurso é de série para as duas versões.
Além de deixar o Cayenne ainda mais rápido, o sistema tem papel crucial na hora de guiar o carro em trechos de curvas. Com a suspensão firme e a trajetória auxiliada por muitos sistemas eletrônicos – além da tração 4x4 – o jipão é um veículo cujas rodas dificilmente vão derrapar.
A rolagem da carroceria em curvas travadas é tão reduzida que a impressão é de estar em um modelo com centro de gravidade bem mais baixo.
VISUAL
A traseira mudou mais que a dianteira (compare nas fotos abaixo). O novo formato das lanternas, mais estreitos e esticados, contribui para a sensação de modelo mais largo e baixo, que se assemelha bastante a uma perua. A iluminação traseira agora é totalmente feita por LEDs; os diodos também estão presentes no refletor posicionado na parte inferior, com luz de neblina integrada.
Na frente, houve alteração no desenho do capô e no desenho das entradas de ar laterais. Os faróis bixenônio agora são contornados por quatro LEDs. O farol principal agora tem sistema chamado de Porsche Dynamic Light System Plus, que utiliza uma câmera para ler placas de trânsito e também a presença de outros modelos na direção oposta, a fim de ajustar o facho de luz - aumentando ou reduzindo sua profundidade.
No interior, o destaque fica por conta do volante inspirado no do 918 Spyder. Outra novidade é o assento traseira, que passa a impressão de ser dividido em três bancos individuais e passa a ter ventilação independente.
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VERSÃO HÍBRIDA
Outra novidade do Cayenne é a versão híbrida com sistema “plug-in”. Este recurso permite que, além de recuperar energia para o motor elétrico por meio dos processos de frenagem e aceleração, as baterias sejam recarregadas por meio de tomada. Trata-se do primeiro utilitário de alto luxo a trazer a tecnologia.
No Brasil, recentemente o governo anunciou redução no imposto de importação para carros híbridos. Os do tipo “plug-in”, porém, não serão contemplados pelo pacote.
O Cayenne Hybrid é equipado com propulsor a combustão V6, de 3 litros. Em conjunto com o elétrico, ele gera 416 cv. O modelo será vendido no Brasil apenas por encomenda, de acordo com a Porsche. Os preços do Cayenne ainda não foram revelados. A estimativa é que a Porsche os divulgue durante o Salão do Automóvel.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA PORSCHE
FICHA TÉCNICA
Cayenne S
Motor – 3.6 biturbo, V6, 24V, gasolina
Potência – 420 cv a 6.000 rpm
Torque – 56,1 mkgf a 1.350 rpm
Câmbio – Automático, oito marchas
0 a 100 km/h – 5,5 segundos
Velocidade máxima – 259 km/h
Comprimento – 4,85 metros
Altura – 1,7 metro
Largura – 1,94 metro
Entre-eixos – 2,89 metros
Peso – 2.085 quilos
Cayenne Turbo
Motor – 4.8 biturbo, V8, 32V, gasolina
Potência – 520 cv a 6.000 rpm
Torque – 76,5 mkgf a 2.250 rpm
Câmbio – Automático, oito marchas
0 a 100 km/h – 4,5 segundos
Velocidade máxima – 279 km/h
Peso – 2.185 quilos
FONTE: PORSCHE
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