Uitlitário esportivo foi lançado em 1999 e deu origem a série de modelos aventureiros
Marcos Victor - Pernambuco

BMW/Divulgação
BMW X5 de 1999
No mesmo ano em que celebra os 25 anos do primeiro modelo com tração integral, a BMW comemora também os 15 anos de lançamento do X5. Em 1999 o carro marcou a entrada da alemã no segmento de utilitários-esportivos.
Baseado no sedã Série 5, o X5 pioneiro começou a ser desenvolvido em 1994, após a compra da Rover pela BMW. A engenharia alemã pode aproveitar tecnologias presentes no Range Rover para desenvolver o X5, como o sistema de controle de velocidade em descidas.
A influência inglesa chegou até o desenho do carro, com a tampa traseira dividida em duas partes. Essa é uma marca registrada do jipão inglês.
No entanto, a BMW nunca escondeu que o objetivo do X5 era oferecer espaço e versatilidade e apenas alguma aptidão a estradas mal cuidadas, já que nunca contou com caixa reduzida, por exemplo. Além disso, a distribuição da força era fixada em 62% para o eixo traseiro e 38% para a frente, de modo que o utilitário se comportasse o mais próximo possível dos sedãs da marca.
A primeira geração foi feita até 2006, ano em que foi substituída pela segunda. Atualmente, o X5 está na terceira fase, acompanhado por X1, X3 e X6.

Nenhum comentário:
Postar um comentário