Com preço a partir de R$ 40.390, nova versão tem até 110 cv e vem muito bem equipada

Tiago Queiroz/Estadão
Os predicados do Ka podem ser comprovados pelo sucesso obtido logo no lançamento. Em setembro, primeiro mês completo no mercado, o modelo somou mais de 7 mil unidades emplacadas. Como comparação, no mesmo mês do ano passado a geração anterior somou apenas 1.241 vendas.
Feito a partir da mesma base do Fiesta, seu “irmão” maior, o Ka tem ótima dirigibilidade e vem muito bem equipado desde a versão SE, de entrada na linha. De série há ar-condicionado, direção, vidros dianteiros e travas elétricos (com controle remoto na chave), sistema de som com rádio e conexão sem fio Bluetooth, entre outros.
Indicador do melhor momento para trocar as marchas, abertura elétrica do porta-malas e volante com regulagem de altura também chamam a atenção. Por outro lado, faz falta o ajuste elétrico para os retrovisores externos, que serão vendidos como acessórios nas autorizadas.
É de estranhar que um item tão prosaico não seja nem opcional, considerando-se que o carro tem soluções inéditas (e sofisticadas) na categoria. É o caso da distribuição eletrônica de frenagem do ABS e do acionamento das luzes de alerta em frenagens de emergência. Há ainda controles de frenagem em curvas, estabilidade e tração, além de auxílio de partida em rampas. O dispositivo evita que o carro volte em saídas de semáforos, por exemplo.
Mas o que mais agrada no carrinho é o motor. Com 1,5 litro e 16 válvulas, com duplo comando no cabeçote, inclui sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina. Segundo dados da Ford, o carro pode rodar, em média (cidade/estrada) 8,7 km com um litro de etanol. Os números divulgados pela fabricante são 7.9 km/l (etanol) e 11.5 km/l (gasolina) na cidade e 9.5 km/l (etanol) e 13.6 km/l (gasolina) na estrada.
Ainda de acordo com informações da montadora, o quatro-cilindros foi projetado para durar, no mínimo, 240 mil km sem necessidade de manutenção além da preconizada no manual do proprietário.
Em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas muito bem escalonadas, o Ka é vigoroso nas acelerações e retomadas de velocidade. Mesmo com cinco pessoas a bordo e o ar-condicionado ligado.
O espaço, aliás, é melhor para quatro, mas adultos com até 1,8 metro viajando atrás não rasparão a cabeça no teto. Nas frenagens, o Ka também vai bem. A versão SE Plus, tabelada a R$ 42.390, inclui, entre outros itens, som com ajustes no volante, toca-CDs e MP3. A SEL, a R$ 44.990, adiciona rodas de liga leve de 15” e faróis de neblina.
Versão apimentada. Não é a primeira vez que o Ka tem uma versão mais nervosa. Em 2006, o modelo já trazia motor 1.6 e, antes de a geração anterior sair de linha, a Ford ofereceu uma opção Sport com propulsor flexível de 1,6 litro e até 108 cv. Com menos de 970 kg e apenas duas portas, o carrinho podia acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 11 segundos e chegar a 181 km/h, de acordo com informações da fabricante. A direção tinha assistência hidráulica e o sistema de freio trazia discos ventilados na dianteira.
Mercado. Com o lançamento do Ka 1.5 e do Ka+ 1.0, que chega no fim do mês, a Ford vai reposicionar o Fiesta Sedan ainda mais para cima e focará a oferta nas versões bem recheadas e com câmbio automatizado.
Da estratégia para reduzir o risco de canibalização (quando um carro "rouba" vendas de outro da mesma marca) faz parte a chegada do sedã Ka+ com motor 1.0, prevista para novembro, juntamente com o Ka 1.5.
Por ora, a diferença de preço entre a configuração de topo, SEL, do três-volumes de entrada e a de entrada do Fiesta Sedan é de apenas R$ 5.500. O objetivo da Ford é que o Ka+ seja percebido pelo consumidor como um produto de categoria inferior à do Fiesta.
A linha Ka é produzida em Camaçari (BA). O sedã compacto, por sua vez, continuará sendo importado do México, enquanto o hatch é feito em São Bernardo do Campo (SP).






Nenhum comentário:
Postar um comentário