
A Audi começará a vender o A8 L no País com tabela partindo de R$ 457.300 para a versão de entrada e R$ 749.900 para a de topo. As entregas começarão após a exibição do modelo no Salão do Automóvel de São Paulo, evento que ocorre entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.
O sedã, em sua versão de entrada, usa um 3.0 V6 de 310 cv. Já o modelo mais caro conta com um 6.3 W12 de 500 cv. O A8 L tem 5,26 metros de comprimento e 3,12 m de entre-eixos, ambas as medidas 13 cm superiores às do A8 original, que não tem o entre-eixos alongado. O porta-malas agora acomoda 520 litros, 10 l a mais.
A tração integral quattro é de série, assim como o câmbio automático Tiptronic de oito marchas. Graças a esse conjunto mecânico, o A8 L W12 6.3 FSI acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, conforme medições do fabricante. A Audi acrescenta que o uso do alumínio na estrutura do carro foi fundamental para a obtenção desses números de performance, já que o material deixou seu peso 40% menor se comparado ao de uma carroceria de aço.
Externamente, o novo A8 exibe visual mais esportivo. Um dos destaques na dianteira são os novos faróis. Eles são formados por cinco conjuntos individuais de LEDs, com funcionamento independente. Caso algum veículo seja detectado à frente, os fachos individuais podem se apagar, para evitar ofuscamento do motorista que vem no sentido contrário. O conjunto óptico compreende ainda luzes diurnas e piscas, com acendimento sequencial.
A vasta lista de equipamentos de série foi mantida. Entre os aparatos estão "head up display", que projeta informações do painel no para-brisa, suspensão a ar adaptável, start-stop, volante com hastes de mudança de marchas, teto solar panorâmico e bancos traseiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem.
O sistema Audi night vision, que detecta a presença de pessoas na trajetória do carro no escuro, por meio de detector infravermelho, continua no A8. A diferença é que agora ele é capaz de reconhecer a presença de animais também.
Outra novidade no A8 é o ionizador de ar, cuja função é melhorar a qualidade do ar interno. O equipamento harmoniza a concentração de íons entre o exterior e o interior do veículo. Ao nível do mar e em regiões montanhosas, o ar pode conter cerca de 5.000 íons por cm³. Dentro de um ambiente climatizado, essa concentração pode ficar abaixo de 25 íons/cm³. O ionizador do A8 corrige esse balanço, melhorando a sensação de bem-estar no interior do veículo.
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