quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tecnologia aponta caminhos do design


Presidente do Grupo Hyundai-Kia, o projetista Peter Schreyer causou revolução na estética automotiva
Peter Schreyer - Kia/Divulgação
Kia/Divulgação
O design é um diferencial no mundo dos negócios desde a crise de 29, quando a filosofia de estilo denominada “styling”, com foco em tornar os produtos mais interessantes para acelerar vendas, foi difundida. No caso dos automóveis, em que o apelo emocional ainda responde pela maioria das escolhas, ter linhas atraentes é cada vez mais importante. E, atualmente, a estética está em ritmo de convergência com o surgimento de novas tecnologias. 
Quem aponta essa transformação é o presidente do Grupo Hyundai-Kia, Peter Schreyer, que assumiu a chefia de design da Kia em 2006 e desde então causou uma revolução tão grande na marca que se tornou um dos pouquíssimos projetistas da história com o cargo máximo de uma fabricante de veículos. Para o alemão Schreyer, a tecnologia é que dita o rumo que o desenho dos automóveis vai adotar. “Há uma forma básica de modularidade. Sempre haverá bancos para o motorista sentar, espaço para movimentação e carga, mas um futuro de carros elétricos poderá, por exemplo, demandar outro tipo de característica que os veículos de hoje não têm.” 
Schreyer, que ganhou fama por ser o pai do Volkswagen New Beetle e do Audi TT, também afirma que é necessário que as marcas tenham uma identidade, mas usando ao máximo a criatividade para que cada modelo tenha sua própria sensualidade. “Sempre agradará às pessoas a variação de paladares. Por isso, a padronização do design (uma tendência principalmente entre marcas alemãs) deve ser evitada”, diz ele. 
Questionado sobre se as fabricantes da China, que estão investindo em estética, poderão atingir o nível das sul-coreanas em breve, o designer disse que o sucesso não se dá só em razão do estilo, mas por processos de fabricação eficientes e garantias aos clientes. Para ele, a Qorus é exemplo de marca chinesa que está aliando desenho chamativo à qualidade. 
OS ELEITOS
Dentre suas criações, Schreyer surpreendeu ao escolher três carros preferidos. Sportage e Optima, da Kia, claro, são os primeiros da lista, mas seguidos do Audi A2, projeto revolucionário em termos de economia de combustível, mas pouco aclamado por sua beleza. Já o carro mais belo de todos os tempos foi uma justificada patriotada: o atemporal e visceral Porsche 911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário