quarta-feira, 2 de julho de 2014

Audi S3 Sportback

S3 Sportback entrega emoções aceleradas

Hatch da Audi tem motor 2.0 turbo de 280 cv e câmbio de seis marchas para atiçar os sentidos
 - Diego Ortiz/Divulgação
Diego Ortiz/Divulgação
Quem não gosta de “hot hatch” bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doente do pé. E o novo Audi S3 é um baita “hatch quente”, daqueles que fazem o coração acelerar e o pé direito bater mais forte no pedal que o bumbo de uma escola de samba. Por R$ 205.500, o modelo alemão já está nas autorizadas do País com motor 2.0 com turbo que gera 280 cv de potência.
O quatro-cilindros é justamente o destaque do carro, que consegue acelerar vigorosamente desde os 1.200 giros e produz um ronco tão poderoso que o motorista ficará tentado a abrir o capô para se certificar de que não se trata de um V6. O ótimo torque, de 38,8 mkgf, disponível entre 1.800 e 5.500 rpm, é a carta na manga para quem vier a pensar que se trata de um hatch com perfil comportado. 
A ótima força, aliada ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, faz o S3 partir da imobilidade rumo aos 250 km/h de velocidade máxima com a mesma facilidade com que Júlio César defende pênaltis para o Brasil. E, aos que desejarem ter uma dose extra de emoção, basta acionar o sistema de controle de largada e sentir a pressão que é ir de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. 
Nas ótimas estradas alemãs, foi fácil usar até o modo S da suspensão. Ao ser acionado, rebaixa o hatch em 2,5 cm e “endurece” o sistema para dar mais estabilidade e evitar os deslocamentos laterais.
No Brasil, por causa dos pisos imperfeitos da maioria das vias, o motorista provavelmente terá de deixar o botão que aciona o dispositivo juntando poeira se quiser um pouco de conforto. A direção bem balanceada, a tração 4x4 e os três modos de condução disponíveis reforçam a sensação de que o S3 é um parque de diversões sobre rodas. 
Por dentro, há bancos esportivos com costuras em formato de losango, volante com base reta e uma infinidade de detalhes de alumínio. No fim, a pergunta que fica é se vale a pena pagar R$ 70 mil a mais do que o preço do A3 1.8 para ter esses predicados, os 100 cv extras e a possibilidade de ser 2,4 segundos mais rápido. Se o ronco que sai do escapamento do S3 fosse em português, a resposta seria um sonoro sim.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA AUDI
Ficha técnica:
Preço sugerido: R$ 205.500
Motor: 2.0 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv): 280 a 5.500 rpm
Torque (mkgf): 38,8 a 1.800 rpm
Câmbio: Automatizado, seis marchas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário