segunda-feira, 9 de junho de 2014

Porsche Macan

Macan é utilitário que honra nome esportivo

Avaliamos o novo jipão da Porsche, que chega ao Brasil com duas versões de motor e parte de R$ 399 mil
por REDAÇÃO
Macan S tem 340 cv. Motor da versão Turbo é de 400 cv - Fotos: Porsche/Divulgação
Fotos: Porsche/Divulgação
Macan S tem 340 cv. Motor da versão Turbo é de 400 cv
 Se o Cayenne é um cavalheiro, de terno bem cortado, barba feita e modos impecáveis, o Macan é um jovem descolado, intransigente, de personalidade forte e incapaz de fazer uma aparição sem ser notado. “Irmão” menor do Porsche mais vendido do mundo, o novo utilitário-esportivo chega ao País com tabela a partir de R$ 399 mil (versão S) para dar um ar de descontração à marca. Ele é lindo de se ver e uma delícia de se guiar.
Dito isso, nem tudo são virtudes. Seu maior defeito é o preço, que chega a R$ 499 mil na configuração Turbo. 
Alguns vão dizer: “É um Porsche”. Ainda assim, o Macan de entrada é mais caro que o Cayenne V6, que sai a R$ 349 mil.
A favor do novato pesa o fato de ele vir com suspensão a ar, recurso que o Cayenne mais simples não tem. Além disso, o 3.0 V6 biturbo da versão S rende 340 cv, ante os 300 cv do propulsor do Cayenne – o do Macan Turbo, 3.6, tem 400 cv.
Por último, mas talvez este seja o aspecto mais importante, o caçula é “muito mais Porsche” que o veterano, tanto no desenho quanto na dirigibilidade.
O Macan é baixo, tem dianteira que lembra a do 911 e linhas laterais que remetem às de cupês. Na traseira, as lanternas fundas, com centro em alto relevo, conferem personalidade bem marcante. O conjunto transmite aesportividade que se espera dos Porsche.
Na hora de dirigir, o comportamento do Macan condiz com o belo corpo. A posição de guiar é mais baixa do que na maioria dos utilitários-esportivos, além de levemente inclinada, como a de um cupê.
Seu volante pequeno e achatado inspira esportividade e traz hastes para trocas de marcha do câmbioautomatizado de sete marchas e duas embreagens.
A transmissão, que alia rapidez e conforto, é um dos ingredientes que fazem a versão avaliada, S, parecer ter mais que seus 340 cv. Contribui para isso o torque de 46,9 mkgf, disponível já a 1.450 rpm. Além disso, a tração é 4x4 permanente. 
Tudo somado, não surpreende que para ir de 0 a 100 km/h sejam necessários meros 5,4 segundos, conforme dados da fábrica, tempo no qual as costas do motorista são projetadas contra o encosto do banco.
Faltou um ronquinho mais esportivo, porém. O silêncio impera a bordo e, mesmo nas acelerações e retomadas fortes, o ruído do motor não empolga. Mas isso não impede o Macan de deixar todo mundo para trás. 
Dá para optar entre os modos de condução Sport e Sport Plus, acionados por meio de teclas no console central, que é alto e repleto de botões. O sistema permite ajustar o câmbio, que passa a fazer trocas mais rápidas, o modo de entrega da potência, a altura da suspensão e a rigidez dos amortecedores.
A impressão é de estar em um carro baixo, esportivo de verdade. O motorista passa a sentir mais o contato dos pneus com o solo, mas tem em mãos um veículo firme, sem oscilações em altas velocidades, pronto para entrar em curvas sem medo. 
No modo normal, o Macan é dócil e confortável, parece andar sobre trilhos e é muito bom para levar as famílias. Atrás, há bom espaço para três pessoas e saídas de ar exclusivas, além de acabamento primoroso, de nível bem acima do visto na cabine de outros utilitários de luxo alemães.
Entre os equipamentos de destaque estão os faróis com iluminação que acompanha a trajetória do carro em curvas, controlador de velocidade adaptativo, com função de aciona os freios se “perceber” a iminência de colisão, aviso de mudança de faixa e porta-malas com abertura automática. 
FICHA TÉCNICA
PORSCHE MACAN S
Preço sugerido – R$ 399 mil
Motor – 3.0 biturbo, V6, 24V, gasolina
Potência – 340 cv a 5.500 rpm
Torque – 46,9 mkgf a 1.450 rpm
Câmbio – Automatizado, sete marchas
0 a 100 km/h – 5,4 segundos
Velocidade máxima – 254 km/h
Comprimento – 4,7 metros
Entre-eixos – 2,8 metros
Largura – 1,92 metro
Peso – 1.865 quilos
Porta-malas – 500 litros
Tanque – 65 litros

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