segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ford

Ford pode retornar à Le Mans

Volta da Ford à 24 Horas de Le Mans pode coincidir com estreia de 'Go Like Hell', sobre rivalidade com a Ferrari7
por REDAÇÃO
GT40 de 1967, na primeira vitória da Ford. Na foto abaixo, marca lidera corrida contra a Ferrari - Ford/Divulgação
Ford/Divulgação
GT40 de 1967, na primeira vitória da Ford. Na foto abaixo, marca lidera corrida contra a Ferrari
 Era uma vez uma grande rivalidade, no cenário romântico dos anos 60, envolvendo duas grandes forças do mundo do automóvel. De um lado, os americanos, liderados pelo lendário Carroll Shelby e tendo como arma o mitológico Ford GT40. Do outro, os italianos, comandados por Enzo Ferrari, proprietário da mais tradicional marca do universo do automobilismo. Tudo isso em um dos grandes templos do esporte a motor.
A rivalidade entre Ford e Ferrari nos anos 60, na 24 Horas de Le Mans, vai virar filme. "Go Like Hell", ainda sem título em português, terá como tema central essa disputa. Tom Cruise interpretará Shelby. A estreia está prevista para 2016, mesmo ano em que, de acordo com fontes, uma marca americana retornará à mais tradicional corrida de longa duração do mundo - que faz parte do Campeonato Mundial de Endurance.
Há três grandes marcas americanas, e a única que tem tradição nas pistas de Le Mans é a Ford. Assim, é grande a chance de que esse retorno seja da montadora fundada por Henry Ford. A fabricante venceu a corrida francesa entre 1966 e 1969, quebrando um longo período de domínio da Ferrari, que, de 1957 a 1965, conquistou oito das nove edições realizadas. 
A marca pode retornar no momento em que a corrida de longa duração, assim como o Mundial de Endurance do qual faz parte (que inclui uma corrida no Brasil), vive um grande momento. Após perder participação das grandes marcas que fizeram sua história e ser denominada, na última década, pela Audi, a prova de Le Mans volta a receber investimento das montadoras.
Desde 2012, a Toyota participa, junto com a Audi, da 24 Horas de Le Mans. Neste ano, a Porsche, maior vencedora da prova francesa (com 16 vitórias), voltou a ter equipe oficial. Para 2015, a Nissan anunciou que passará a competir na categoria LMP1, a principal, na qual estão Audi, Toyota e Porsche.
GRANDE RIVALIDADE
A batalha entre Ford e Ferrari começou fora das pistas. Em 1963, a italiana queria vender suas operações deautomóveis para se concentrar nas pistas. Enzo Ferrari ofereceu a montadora à Ford, na época comandada por Henry Ford II, herdeiro do fundador da marca.
Um pré-acordo foi fechado e a Ferrari seria adquirida pela Ford por US$ 10 milhões. Porém, a imprensa italiana iniciou uma campanha contra o negócio, sob o pretexto de que um patrimônio italiano, a Ferrari, não poderia ser vendido aos americanos.
Os executivos da Ford se dirigiram à Maranello, sede da Ferrari, para fechar o negócio. Mas, na reunião quemarcaria a compra, Enzo Ferrari desistiu de vender sua companhia.
Henry Ford II não deixou barato. Prometeu derrotar a Ferrari nas pistas e, para isso, contratou Carroll Shelby para dirigir o programa de automobilismo da montadora voltado à 24 Horas de Le Mans.
Com o Ford GT40, a Ford obteve quatro vitórias em Le Mans, dominando a prova durante a segunda metade dos anos 60 e cumprindo a promessa de derrotar a Ferrari - que, por sua vez, tem ao todo nove títulos.
Na década seguinte, no entanto, outra rivalidade se destacou em Le Mans: Ferrari x Porsche. Essa briga, aliás, foi tema de outro filme, "As 24 Horas de Le Mans", com Steve McQueen.
Apesar de o retorno da Ford ser provável, a rivalidade na pista dificilmente será revivida. O programa de Le Mans exige alto investimento e, apesar de constantes rumores sobre o retorno da Ferrari à corrida francesa, a italiana, hoje comandada pela Fiat, deve continuar destinando seus investimentos à Fórmula 1.
Assim, as décadas de 10 e 20 deste século vão presenciar outras rivalidades, de Ford contra Audi, Porsche, Toyota ou Nissan. Os próximos anos prometem ser emocionantes na 24 Horas de Le Mans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário