sexta-feira, 5 de julho de 2013

Chevrolet Vectra


 Vectra foi um veículo fabricado pela Chevrolet. Considerado um marco na indústria brasileira pela tecnologia que empregava no seu lançamento em 1993, em comparação ao antigo Chevrolet Monza. Sua produção foi encerrada para dar lugar ao Chevrolet Cruze.

História

O primeiro modelo, no Brasil, foi lançado em 1993, com a missão de substituir o Chevrolet Monza, contudo, foi redirecionado para um segmento superior do mercado, mais próximo do Chevrolet Omega e mais distante do Monza. Em seu início contava com motores 2.0L, de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0L de 8V.


A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motores 2.0 8V (versão GL e GLS) e 16V (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 8V (GL e GLS) e o 2.2 16V (CD). Chegou a ser o sedan mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. A versão de 2.0 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2000 cilindradas.
Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e suas vendas decresciam a passos largos, já que não acompanhou, no Brasil, a remodelação sofrida pelo modelo alemão. O golpe de misericórdia foi dado pela chegada de outros modelos mais modernos e a atualização do Chevrolet Astra brasileiro, que canibalizou as vendas do Vectra. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas motor 2.0 8V.
Em outubro de 2005, chega a 3ª geração, totalmente reestilizada, chegou ao mercado mantendo as versões, Elegance e Elite que já existiam em 2004/2005 no modelo de 2ª geração. O motor 2.0 de 8 válvulas, com 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o recém lançado motor 2.4 16V de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa) mas apenas com câmbio automático, o que comprometia o desempenho do novo carro, sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 8V, o mesmo que equipava a versão Elegance. Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de FlexPower. Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com o motor 2.0 8V, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como rodas de liga leve (na Expression, eram aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital (na Expression havia comandos manuais), com preço bastante competitivo diante de outros carros médios de mesma categoria.









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