quarta-feira, 15 de julho de 2015

Saveiro pode ganhar motor 1.0 turbo do Up!

Modelo com placa verde foi flagrado em uma rodovia próxima da fábrica da Volkswagen em Taubaté
Karina Craveiro/Estadão

Este mês, a Volkswagen vai lançar o Up! TSI, com motor turbo. Mas tudo indica que a nova opção de propulsor não ficará restrita por muito tempo ao menor modelo da marca. No fim de semana passado, uma unidade da Saveiro foi flagrada em testes, perto da fábrica da Volkswagen, em Taubaté. Pode ser um indício de que o motor EA 211 de três cilindros turbo deve se espalhar para outros modelos da marca, a Saveiro entre eles.
Antes de utilizar o novo motor turbo em outros modelos, a montadora pretende observar como será a reação do público diante da novidade. A empresa quer ver se os compradores "aceitam" bem a novidade. Os números divulgados pela empresa até agora (105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque) são animadores, mas ainda há o risco de os clientes considerarem que motor 1.0 (mesmo turbo) seja pouco para os carros. Boa parte dos compradores no Brasil ainda associam cilindrada com desempenho.
Por isso, a Volkswagen escolheu o pequeno Up! para a estreia da nova tecnologia. A vantagem, nesse caso, é que não há diminuição de cilindrada. O único motor do compacto é o próprio EA 211, só que aspirado. Assim, não há o menor risco de desconfiança. Se o carro mostrar bom desempenho (nas ruas e nas vendas), pode ser o sinal verde para expandir a motorização.
Outro indicativo de que a empresa tem planos de empregar o 1.0 turbo em outros carros (Gol, Fox, Saveiro, etc.) é o fato de que o 1.6 16V de 120 cv está sendo utilizado apenas nas versões mais caras de Fox, Gol e Saveiro. Assim, o 1.0 turbo poderia substituir aos poucos o 1.6 de oito válvulos (104 cv).
Além de ser bem mais moderno (mais leve, potente, econômico, etc.), o 1.0 se beneficiaria por conta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menor que o do 1.6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário