Porta sobressalente chegou ao Brasil em 1957 com a VW Kombi e agora está virando 'moda'
Não faz muito tempo que falar sobre carros de três portas era como fazer propaganda involuntária para a Hyundai. O Veloster, lançado no Brasil em outubro de 2011 (importado da Coreia do Sul), fez uma bagunça quando estreou mundialmente, em janeiro daquele mesmo ano, durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
Porém, agora a Fiat também decidiu investir nessa solução, lançando este ano na picape Strada de cabine dupla. Vale lembrar que esta também foi a primeira do segmento – e por enquanto é a única – a trazer bancos traseiros, novidade apresentada em 2009.
BELEZA E PRATICIDADE
No Hyundai Veloster, o desenho é inspirado no de motocicletas esportivas – projeto do estúdio R&D Center – e traz como destaque as portas assimétricas e modernas. A entrada do motorista é diferente da do passageiro, que também não tem o mesmo estilo do acesso ao banco de trás. Esta porta, do lado direito do carro, traz maçaneta escondida – para manter a linha de cupê, e recorte ousado.
Além disso, o fator segurança se tornou um trunfo a seu favor. Afinal, o mais seguro é que o motorista sempre saia do lado da rua e os passageiros, na calçada.
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Na Strada, a entrada sobressalente, com estilo suicida, chegou para ajudar no acesso à cabine, que era bastante complicado. De acordo com a fabricante, com a saída da coluna B (a que fica no meio do seu carro), foi preciso inserir estruturas transversais no teto e no assoalho da picape.
As mudanças acrescentaram 15 kg ao peso total da Strada. Esse reforço também está presente no Hyundai Veloster, com o objetivo de manter a rigidez torcional da carroceria e a segurança da célula interna em caso de colisão.
O investimento para modificar a Fiat Strada (incluindo reestilização e terceira porta) foi de R$ 200 milhões, segundo informações da montadora.
PRECURSORA
Antes de qualquer “moda”, ou do tempo dos “papos de designers”, que falam em “linhas fluidas” e “traços que fazem o carro parecer estar andando, mesmo parado”, a Volkswagen lançou a Kombi. Em 1957, o modelo com motor 1.2 de 30 cv foi o primeiro carro com três portas à venda no País.
Tanto que essa característica deu margem para uma campanha da marca alemã que, em 2011, aproveitando a febre do Veloster, perguntou: “Não é você que acha genial um carro de três portas?”.
No caso da “Velha Senhora”, havia duas opções de carroceria: com ou sem a terceira coluna. A estrutura do utilitário veterano também tinha concepção simples e os reforços no chassi nunca foram tão sofisticados quanto o dos veículos de três portas mais novos.
Por essa razão, também é comum notar uma grande deformação da carroceria da Kombi em casos de acidentes frontais e laterais.
O modelo saiu de linha na semana passada, pois a partir de hoje todos os carros vendidos no Brasil precisam ter de série ABS e air bags. A Kombi não pode receber estes itens.
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